Nome
Isolamento acústico com incorporação de fibra de coco
Tipos de Resíduo
Agroindustrial
Sectores de aplicação
Construção
Memória Descritiva
A fibra de coco é uma das fibras naturais abundantes em regiões tropicais e é extraída da casca interna do coco. Existem várias aplicações para esta fibra, nomeadamente aplicações mais tradicionais como na execução de tapetes, cordas, enchimento de colchões, estofos de carros, etc. Tem sido usada também em aplicações ligadas à agricultura e para controlar a erosão de solos. No âmbito da implementação de políticas sustentáveis na área da construção e engenharia civil, têm sido feitas tentativas de usar este material nessas áreas através de vários trabalhos de investigação. Este produto tem características que lhe permitem ter um bom desempenho em várias aplicações. As fibras podem ser usadas para o fabrico de materiais compósitos com matriz cimentícia ou polimérica, conferindo um aumento de resistência ao material. Podem ser aplicadas na construção de painéis, blocos de cimento, etc. Podem também ser usadas como material de isolamento térmico devido à baixa condutibilidade térmica. A fibra de coco revela-se como um material resiliente, apresentando uma rigidez dinâmica baixa, o que o torna bastante adequado para atenuar sons de percussão. É assim um material interessante para colocar na construção de pavimentos flutuantes. Devido ao seu carácter fibroso, a fibra de coco tem um bom comportamento em relação à absorção sonora (na gama das altas frequências) podendo substituir outras fibras artificiais nessa função. Esse carácter fibroso é também eficaz no isolamento a sons aéreos, podendo ser aplicada, em vez de outras fibras, em caixas-de-ar de paredes ou em painéis sanduíche.

Publicações:
- Nossa A., António J., Tadeu A. Avaliação da rigidez dinâmica de diferentes materiais resilientes utilizados em pavimentos flutuantes, Congresso Construção 2007 - 3.º Congresso Nacional, 17 a 19 de Dezembro de 2007, Coimbra, Portugal.

- António J., Nossa A., Tadeu A. Modelação da rigidez dinâmica de materiais resilientes versus resultados experimentais, Acústica 2008, 20 - 22 de Outubro de 2007, Coimbra, Portugal.
PROMOTORES
COFINANCIAMENTO