Promotores

Este projeto está a ser realizado em parceria por três entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, com ampla experiência na criação de redes de cooperação e gestão de plataformas de transferência de tecnologia. São elas o ITeCons (Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção), a TecMinho (Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento da Universidade do Minho) e a Universidade de Aveiro (UA).

ITeCons

O  ITeCons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, é uma associação sem fins lucrativos, que integra mais de 50 entidades ligadas ao tecido empresarial, municípios e outras instituições do sistema científico e tecnológico, funcionando como uma interface dinâmica do conhecimento entre a comunidade científica e a indústria.

Está acreditado pelo IPAC para 226 ensaios, dispõe de um Sistema de Gestão de Qualidade certificado, é organismo Notificado - Laboratório de Ensaios - no âmbito da marcação CE e Organismo de Avaliação Técnica reconhecido pela Comissão Europeia para a elaboração de projetos de Documentos de Avaliação Europeus e a emissão de Avaliações Técnicas Europeias. É ainda membro da EOTA (European Organization for Technical Assemssment) e também entidade qualificada para a prestação de serviços de consultoria às PMEs no âmbito das medidas de incentivo do Portugal2020, nas áreas de Inovação, I&D, Empreendedorismo e Internacionalização.

Para o desenvolvimento do seu trabalho o ITeCons dispõe de espaços laboratoriais modernos e equipamento único, contando ainda com uma equipa técnica altamente especializada, constituída por mais de 50 técnicos e investigadores, cujas competências são multidisciplinares, englobando as áreas de Materiais e Ciências da Construção, Mecânica e Eletrotecnia, Química, Energia e Ambiente, Qualidade, Gestão Industrial e Controlo de Processos.

Através das inúmeras parcerias que mantém com a indústria e a academia, o ITeCons tem contribuído, de forma decisiva, para o crescimento económico e social da região Centro e do país.

TecMinho

Fundada em 1990, a TecMinho é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, sendo os seus promotores, a Universidade do Minho e a Associação dos Municípios do Vale do Ave. A sua missão fundamental consiste em constituir-se como uma estrutura de interface daquela Universidade, promovendo a sua ligação à sociedade, contribuindo para o desenvolvimento regional, através da melhoria da competitividade das organizações e aumento das competências dos indivíduos.

Enquanto interface da Universidade do Minho no domínio da inovação tecnológica, a estratégia da TecMinho passa por continuar a colocar à disposição do tecido empresarial o conhecimento gerado na Universidade, e na própria TecMinho, através do apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias/produtos/processos, a sua proteção efetiva através das modalidades de propriedade industrial mais adequadas, e sua transferência para o meio envolvente; definição, preparação e estabelecimento de colaborações e projetos de I&D, nacionais e internacionais, com o tecido envolvente; licenciamento de tecnologias e criação de spin-offs de base tecnológica.

A TecMinho reúne uma elevada experiência no desenvolvimento de conteúdos de gestão de informação e divulgação, em concreto no setor dos materiais à base de fibras, incluindo os setores têxtil, calçado, construção civil e mobiliário.

Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro (UA) é uma instituição pública que tem como missão a intervenção e desenvolvimento da formação graduada e pós-graduada, a investigação e a cooperação com a sociedade. Criada em 1973, rapidamente se transformou numa das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país. Frequentada por cerca de 14.000 alunos em programas de graduação e pós-graduação, a UA desde cedo assumiu um papel de relevância no panorama universitário português, inserindo-se no grupo da frente no que diz respeito à qualidade das infraestruturas que oferece, à qualidade da sua investigação e à excelência do seu corpo docente.

A UA é um parceiro privilegiado de empresas e de outras entidades nacionais e internacionais com as quais coopera em diversos projetos e programas e às quais presta importantes serviços, sendo por isso um espaço de investigação onde se desenvolvem produtos e soluções inovadoras que contribuem para o avanço da ciência e tecnologia.

São diversas as capacidades e competências da Universidade de Aveiro (UA) em vários domínios da Ciência e Tecnologia, do qual se destaca aqui o CICECO (Laboratório Associado da Área dos Materiais) cuja atividade de IDT tem incluído linhas de pesquisa que envolvem a ecoinovação, reciclagem e valorização de resíduos.

PROMOTORES
COFINANCIAMENTO