Os grits foram testados em misturas betuminosas como agregado substituto para evitar a deposição deste resíduo em aterro. As formulações foram preparadas substituindo o agregado pó-de-pedra em diferentes percentagens de substituição. As propriedades mecânicas das misturas contendo resíduos foram comparadas com amostras de referência com base nos métodos específicos usados para este tipo de produto. De acordo com os resultados obtidos, foi possível verificar que os grits apresentam bom desempenho nas misturas testadas podendo ser, inclusive, usados diretamente como agregado neste tipo de aplicação.
Os Grits, resíduos sólidos inorgânicos gerados no processo de produção de pasta e papel, são essencialmente constituídos por carbonato de cálcio e óxido de cálcio que não reagiu no apagado da cal no processo de recuperação de lixívia na zona de caustificação que integra a produção de pasta. O apagador da cal é onde ocorre a reação entre o Na2CO3 (presente no licor verde) com o CaO e água, originando o NaOH e CaCO3. Estes compostos constituem a chamada lama de cal que será filtrada, redirecionada para o forno da cal para calcificação e posterior reintrodução no processo.
Publicações:
- Modolo R., Benta A., Ferreira V.M., Machado L.M. Pulp and paper plant wastes valorisation in bituminous mixes. Waste Management 30 (2010) 685–696.
ITeCons Pólo II da Universidade de Coimbra Rua Pedro Hispano, s/n 3030-289 Coimbra