Encontra-se em fase de estudo a utilização de casca de arroz na preparação de argamassas leves com um elevado desempenho térmico.
A casca do arroz possui um conjunto de características favoráveis a este tipo de aplicação, nomeadamente baixo peso específico, baixa densidade, biodegradação lenta e composição rica em sílica e fibras.
A incorporação de casca de arroz em soluções construtivas tem sido estudada para blocos e painéis de betão leve, resultando em aspetos positivos, tais como: leveza, absorção acústica e isolamento térmico. Ainda neste âmbito têm sido desenvolvidos estudos de incorporação de cinza de casca de arroz, nomeadamente em argamassas de cal para reabilitação de edifícios.
Este estudo experimental está a ser conduzido nas Instalações do ITeCons e do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, e tem como principal objetivo analisar a influência de casca de arroz no comportamento higrotérmico e mecânico das argamassas.
Estes estudo está integrado no projeto de tese de mestrado a apresentar à Universidade de Coimbra por Tiago da Silva Martins.
ITeCons Pólo II da Universidade de Coimbra Rua Pedro Hispano, s/n 3030-289 Coimbra